Célula
→ Emissividade: fator numérico que depende da constituição do corpo emissor. É compreendido entre 0 e 1, em que é 0 para corpos que não absorvem nenhuma radiação, e 1 para corpos que absorvem todas as radiações: corpo negro.
→ Corpo negro: trata-se de um corpo que absorve todas as radiações que recebe. Tem emissividade = 1, pois para além de absorver, também emite todas as radiações nele incididas.
→ Lei de Stefan-Boltzmann: a potência que um corpo irradia por unidade de área, é directamente proporcional à temperatura absoluta, elevada à quarta.
→ Lei de Wien: o comprimento de onda da radiação mais abundante do espectro de emissão de um corpo é inversamente proporcional à sua temperatura absoluta.
Objectivo da atividade laboratorial:
Já se relacionou a potência irradiada por um corpo com a sua temperatura, e esta actividade pretende relacionar a natureza dos corpos com as suas taxas de emissão e absorção de radiação. Vão-se comparar as respectivas taxas em três corpos distintos (um pintado de branco, outro pintado de negro e outro que tenha revestimento metalizado), da seguinte forma:
→ Absorção de radiação:
Os três corpos, que atuam como um sistema fechado, serão postos à mesma distância de uma fonte de energia. Com um termómetro, a temperatura no seu interior será apontada ao longo do processo, de 60 em 60 segundos. Irá-se comparar a variação de temperatura ao longo do tempo, que não deverá ser igual para os três corpos.
→ Emissão de radiação:
Dentro de um dos corpos, irá-se pôr água previamente aquecida a 80ºC, com um termómetro para que a variação de temperatura possa ser apontada. Irá-se colocar um sensor de radiação ao pé do corpo. A partir do instante em que a água no seu interior se encontra a 70ºC, de 60 em 60 segundos, irá-se apontar a temperatura e intensidade da radiação até ao final do