relatorio
Período
Acontecimento
6.000 a. C. bebidas alcoólicas (cerveja e vinho) são produzidas por sumérios e babilônios
2.000 a.C. panificação e bebidas fermentadas são utilizadas por egípcios e gregos
1875 d. C.
Pasteur mostra que a fermentação é causada por microrganismos
1880-1910
surgimento da fermentação industrial (ácido láctico, etanol, vinagre)
1910-1940
síntese de glicerol, acetona e ácido cítrico
1940-1950
antibióticos são produzidos em larga escala por processos fermentativos
1953
estabelecida a estrutura do DNA
1073
início da engenharia genética
1982
insulina humana é produzida
Replicação, Transcrição e Tradução
Replicação, transcrição e tradução são processos que ocorrem com os ácidos nucléicos e que são essenciais para o funcionamento das nossas células. Em tópicos anteriores, já vimos a estrutura geral dos ácidos nucléicos, a estrutura do DNA e sua organização em cromossomos e os diferentes tipos de RNA. Reveja todos esses tópicos para poder compreender melhor os tópicos em seguida.
1) A replicação é a duplicação de uma molécula de DNA. Isso ocorre porque nossas células estão constantemente em divisão, e como todas as células somáticas possuem a mesma quantidade de DNA, precisamos sempre duplicar nosso DNA antes da célula se dividir.
O primeiro passo é o rompimento das ligações de hidrogênio entre as bases nitrogenadas dos nucleotídeos, permitindo a separação das duas fitas. Esse processo é auxiliado pela enzima DNA helicase. E como a DNA helicase sabe onde ela vai começar a “abrir” o DNA? Nós possuímos em cada cromossomo uma região denominada origem de replicação, composta por uma sequência de nucleotídeos que a DNA helicase reconhece. Então, toda vez que a célula duplica seu DNA, ela começa no mesmo local.
Cada fita de DNA servirá como molde para a síntese de uma nova fita de DNA. Esse é o segundo passo, quando atuam as DNA polimerases. Essas enzimas ligam nucleotídeos que estavam dispersos no