Relatorio
RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO
Métodos de separação
GOIÂNIA
2013
RESUMO
A técnica da extração envolve a separação de um composto, presente na forma de uma solução ou suspensão em um determinado solvente, através da agitação com um segundo solvente, no qual o composto orgânico seja mais solúvel e que seja pouco miscível com o solvente que inicialmente contém a substancia. (1) Foram realizados dois experimentos. No primeiro foi feita a extração do óleo de soja por extração Contínua e na segunda uma extração Descontinua para a separação da Anilina.
INTRODUÇÃO
A extração líquido-líquido pode ser contínua ou descontínua. (2) Na extração descontínua utiliza-se um funil de separação, onde ambos os solventes são adicionados. Com a agitação do funil de separação, o soluto passa a fase na qual está o solvente com maior afinidade. A separação é feita, então, sendo que a fase mais densa é recolhida antes. (2)
A extração líquido-líquido descontínua é indicada quando existe uma grande diferença de solubilidade do soluto nos dois solventes (grande KD) (2) Na extração líquido-líquido contínua, o solvente orgânico passa continuamente sobre a solução contendo o soluto, levando parte deste consigo, até o balão de aquecimento. Como o solvente está sendo destilado, o soluto vai se concentrando no balão de aquecimento. (2)
É um processo útil para quando a diferença de solubilidade do soluto em ambos os solventes não é muito grande (baixo valor de KD) (2)
A SOJA E O ÓLEO DE SOJA
O óleo de soja é extraído da semente de soja e é utilizado como fonte de alimento e com as novas tecnologias também pode ser usada como biocombustível. (3) Devido ao seu baixo custo e alto valor nutritivo, especialmente em proteínas essenciais, a soja é reconhecida como umas das melhores e mais baratas fontes de alimento energético em termos de caloria por unidade de custo de produção constante. (4) No