relatorio
Com os experimentos, foram observados os seguintes resultados obtidos abaixo:
4.1 Filtração simples
Através da mistura entre os reagentes nitrato de chumbo e iodeto de potássio, ocorreu imediatamente uma precipitação, apesar das duas substâncias serem incolores, o precipitado se tornou sólido e amarelo, denominado iodeto de chumbo, já o líquido filtrado permaneceu incolor (nitrato de potássio).
Reação: 2KI(aq) + Pb(NO3)2(aq) PbI2(s) + 2KNO3(aq)
Tabela1 - pesagem do precipitado Iodeto de Chumbo Papel 2,185 g Papel filtro com precipitado 2,573 g Precipitado 0,388 g
Com a diferença entre a massa do papel filtro sem o precipitado e a do papel filtro com o precipitado, podemos obter a massa do mesmo, ou seja, o iodeto de chumbo.
4.2 Filtração a pressão reduzida
O reagente nitrato de prata é incolor e o dicromato de potássio possui um tom alaranjado. Quando ocorre a precipitação, o líquido obtém uma coloração mais escura, marrom. Dentro do papel de funil se encontrou o precipitado (cromato de prata), de cor preta.
Reação: 2AgNO3(aq) + K2Cr2O7(aq) Ag2Cr2O7(s) + 2 KNO3(s)
Tabela 2 - pesagem do precipitado Cromato de Prata Papel 0,511 g Papel filtro com precipitado 0,761 g Precipitado 0,250 g
Com a diferença entre a massa do papel filtro sem o precipitado e a do papel filtro com o precipitado, podemos obter a massa do mesmo, ou seja, o cromato de prata.
4.3 Separação Líquido/Líquido
Podemos observar através da mistura da água destilada com o óleo um