relatorio
Faz-se uma pasta de solo com água e esfrega-se na palma das mãos, colocando-se, em seguida, sob água corrente:
• o solo mais arenoso lava-se facilmente, isto é, os grãos de areia limpam-se rapidamente das mãos;
• o solo mais siltoso só se limpa depois que bastante água correu sobre as mãos, sendo necessário sempre alguma fricção para a limpeza total;
• o solo mais argiloso distingue-se pela dificuldade de se desprender da palma das mãos, porque os grãos, muito finos, impregnam-se na pele, sendo necessário friccionar vigorosamente para a palma da mão se ver livre da pasta.
3.3 Teste de desagregação do solo submerso
Coloca-se um torrão de solo em um recipiente contendo água, sem deixar o torrão imerso por completo. A desagregação da amostra é rápida quando os solos são siltosos e lenta quando os solos são argilosos.
3.4 Teste de resistência do solo seco
Uma amostra de solo seco agregado pode apresentar grande, média ou nenhuma resistência, quando se tenta desfazê-la entre os dedos. Isso indica, respectivamente, uma grande coesão, dos solos argilosos; pouca coesão para os solos siltosos e nenhuma coesão para os solos arenosos.
3.5Teste de dispersão em água os solos mais arenosos assentam suas partículas em 30 a 60 segundos; os solos siltosos em 15 a 60 minutos; os solos argilosos podem levar horas em suspensão.
CONCLUSÃO
Amostra 1: Mostrou esfarelamento fácil enquanto seco, que indica pouca coesão entre suas moléculas. e sensação pastosa enquanto molhada, tais características são respectivamente inerentes a silte e argila. No teste de sujar as mãos a dificuldade encontrada para retira-lo fortalece a hipotese de que seja um material argiloso, por outro lado, o teste de desagregação do solo submerso confere caracteristicas siltosas uma vez que é de facil desagregação.
Desta forma sobre a amostra 1 pode-se concluir, que se trata de um material que tem em sua composição particulas siltosas e argilosas. Portanto tal material,