Relatorio
Relatório de Pipetagem
Grupo : Viviane dos Santos, Alana Nunes ,Bianca Moura ,Glaucia Gomes.
Rio de janeiro , 03 de Abril de 2014.
Roteiro da Aula Prática Nro. 1
1-Material:
2- Erlemayer : 1 de 125 ml 1 de 250 ml
2- Becher: 1 de 50 ml 1 de 100 ml
1- pêra insufladora
1-pipeta graduada de 1 ml
2. Objetivos: O objetivo do experimento será verificar a precisão das vidrarias em relação às medidas e volumes. Aprender e reconhecer os diferentes materiais e instrumentais utilizados corriqueiramente no laboratório. O objetivo fazer com que nos tornemos aptos a manusear e identificar pipetas em um laboratório, bem como também fazer diluições de soluções.
3. Aspectos Teóricos:
Material de laboratório
Todo o material de laboratório deve ser usado somente para o fim para o qual foi fabricado.
Introdução:
A técnica de pipetagem, como a própria expressão sugere, é realizada com o auxílio de pipetas, instrumentos volumétricos utilizados para a transferência de certos volumes, de modo preciso, sob determinadas temperaturas. Existem basicamente dois tipos de pipetas, as volumétricas ou de transferência e as graduadas. Já a diluição de solução consiste na adição de um solvente a esta solução, diminuindo a sua concentração. A massa inicial e final do soluto na diluição de soluções permanece constante, apenas volume aumenta, portanto a concentração final é menor do que a inicial.
Vidrarias :
Becker ou béquer é um recipiente utilizado nos laboratórios de química. Há dois tipos de Becker, o Copo de Griffin ou Becker Forma Baixa e Copo de Berzelius ou Becker Forma Alta.De modo muito grosseiro efetua-se medidas com o copo de Becker, pois a sua medida é muito imprecisa (normalmente com precisão variante em 5% do marcado). Os béckers são frascos T.C. (to contain). Suas principais características:
1. Apresentar uma escala para medição aproximada;
2.