Relatorio
Ferramentas e Equipamentos
8. RISCOS DECORRENTES DA UTILIZAÇÃO DA SERRA CIRCULAR
RISCOS:
Choque elétrico.
Rotura do disco.
Cortes e amputações.
Pancadas por objetos.
Abrasões e entalamentos.
Sobre- esforços.
Ruído ambiental.
Medidas preventivas:
Os equipamentos de serra circular devem estar dotados dos seguintes elementos de proteção: carcaça de proteção do disco, faca divisora do corte, empurrador da peça a cortar e um guia, carcaça de proteção das transmissões por polia, interruptor elétrico estanque e tomada de terra, devendo esta , estar incluída no mesmo cabo de alimentação.
Antes de iniciar os trabalhos, verificar o estado do disco e, se estiver desgastado ou rachado, deve ser substituído imediatamente. Verificar o estado da ligação à terra.
O disco deve estar protegido durante o corte (carcaça abaixada).
Devem ser extraídos previamente todos os pregos ou partes metálicas encravadas na madeira que se pretende cortar, caso contrário, pode ocorrer rotura do disco ou a madeira poderá ser lançada de forma descontrolada, provocando acidentes graves.
SERRA DE CARRINHO: Essa maquina e muito solicitada para esquadrejar madeiras,principalmente de grande porte, algumas são dotadas de um disco de serra riscador, utilizando no corte de chapas folheadas.
ANTES DO USO:verificar se não existem peças encostadas na máqu
Escolher o disco de serra com dentes adequados Verificar se o protetor superior está corretamente estalado.
DURANTE O USO: Utilizar óculos de proteção; Evitar forçar a madeira além da capacidade do motor da máquina (motor serra) empurrando a madeira suavemente, para se conseguir trabalho bem feito e com segurança.
Após o uso: Limpar a máquina com escova quando ela estiver parada; Lubrificar as guias e