Trabalho
Química Inorgânica
Relatório
João Paulo Vieira
Larissa Tonan
Raquel Paranhos Caixeta
Roberta Loren
BELO HORIZONTE, 27 DE FEVEREIRO DE 2014.
1.Identificação I - Teste de chama e ponto de fusão
Introdução
No primeiro experimento, foi realizado a identificação do ponto de fusão de uma substância sólida, o ácido benzoico (C6H5C(O)OH), um composto aromático que é classificado como ácido carboxílico. É um ácido fraco e seus sais são usados como conservantes de alimentos e ocorre naturalmente em certas plantas.
O ponto de fusão é o ponto em que uma substância passa do estado sólido para o líquido e possui a mesma temperatura de quando a substância passa do estado líquido para o sólido. É a temperatura onde a substância sólida está em equilíbrio com a substância que dela se obtêm por fusão. Ele é influenciado pela presença de outras substâncias e constitui um critério de pureza. Quando a substância está pura, a temperatura é igual ou muito aproximada a exata a da informada no rótulo da substância e permanece constante desde o início da medição, caso houver muitas impurezas, a temperatura será variada, por conter vários pontos de fusão.
Um íon é um átomo ou molécula que possui carga elétrica. Cátions são positivamente carregados devido à perda de elétrons. Já os ânions, por ganharem elétrons, possuem a carga negativa. Em reações químicas, todos os íons exibem seus comportamentos característicos e únicos.
Objetivos
-Verificar a colocação da chama provocada pela presença de alguns íons metálicos.
-Determinar o ponto de fusão do acido benzoico.
Teste com as soluções escolhidas
Ponto de fusão: Para identificar o ponto de fusão do acido benzoico
-É necessário triturar um pouco da sustância em um almofariz até que fique finamente dividida
-Com o auxílio de uma espátula,acumule uma pequena porção da substancia,formando um pequeno monte.
- Colocar a amostra em um tubo capilar