Relatorio
RELATÓRIO – JARDIM BOTÂNICO
Docente: Professora Vera Malhão
Discentes: Filipa Botelho e Raquel Correia
Enquadramento teórico
A Educação ecológica dentro e fora da sala de aula tem como grande objectivo promover comportamentos pró-ambientais, isto é, sensibilizar as crianças para as questões ecológicos, na exploração para ganhar conhecimento. É uma educação que procura chegar mais além, á concretização e descoberta através de uma vertente prática.
Assim, é sobre esta condição que se baseia o LotC (Learning outhside the Classroom), onde as aprendizagens são levadas para o exterior com todas as experiencias e sensações que deste se pode usufruir.
Esta visita ao Jardim Botânico, realizada no âmbito da Unidade Curricular de Educação do Mundo, iniciou-se com uma conversa sobre a importância de uma educação ecológica e como aplicar conceito, sendo que de seguida iriamos fazer um exemplo de actividade a realizar com as crianças visando os objectivos deste método.
As iniciativas de uma Educação Ecológica passam por transmitir um conhecimento sobre ciência, o ambiente e ecologia, mostrando normas para um mundo melhor, novos e mais profundos valores com o meio ambiente que se vão transpor em crenças e emoções relacionadas com a criança, as suas vivências e a sua relação com a Natureza. São estas vertentes que vão permitir uma conservação do meio ambiente e tudo o que este oferece.
Existem alguns critérios que asseguram uma Educação Ecológica. Esta deve ser uma ponte entre uma educação formal e não formal, deve aplicar os conhecimentos de uma forma mais activa através de uma abordagem continua e integrada que faz uma aproximação ao quotidiano para que a criança se identifique com a aprendizagem, fazendo experiencias em contexto real, observando e verificando para retirarem as suas conclusões e aplicarem no dia-a-dia.
IBSE ( Inquiry Based Science Education) é uma