O Mundo como você vê
Percepção é uma tomada de conhecimento sensorial de objetos ou de fatores exteriores. É uma maneira subjetiva de ver as coisas, segundo a qual selecionamos os elementos presentes, registrando alguns, ignorando outros, alterando e até mesmo introduzindo elementos pessoais.
A nossa percepção depende de vários fatores: fisiológicos, capacidade sensorial, idade, experiência, traços de personalidade, conteúdos inconscientes, contexto geográfico e cultural, etc.
Esses e outros fatores determinam como interpretamos os estímulos que percebemos por intermédio de nossos cinco sentidos.
Na medida em que compreendemos que cada um tem sua visão de mundo fica mais fácil aceitar as diferenças de opinião, por exemplo, com isso evitando desentendimentos e conflitos.
Vejamos mais um pouco sobre os fatores interferentes na percepção.
Fatores fisiológicos. Além dos exemplos já citados como cegueira, surdez, etc. podemos citar o papel desempenhado por certas drogas que alteram a percepção: maconha, cocaína, LSD, heroína, etc. Aldous Huxley escreveu um livro bem interessante sobre os efeitos da mescalina onde descreve e analisa suas experiências com a droga : As Portas da percepção.
Foco da atenção. Nosso cérebro não foi desenhado para fixar sua atenção em mais de um estímulo ao mesmo tempo, embora, muitas vezes tenhamos esta impressão. Portanto o foco de nossa atenção é que vai determinar o que estamos percebendo. Tente mostrar ao seu marido ou namorado o novo corte de cabelo no momento em que ele assiste ao futebol na TV – ele não o verá. Não é? rsrs
Motivação. A motivação interfere não só no que nós percebemos, mas é responsável pelas diversas formas com que interagimos com o ambiente e com as pessoas. A comida parece mais apetitosa se estivermos famintos. O tempo demora mais a passar quando, atrasados para o