relatorio
Os protozoários, seres cujo tamanho pode variar entre 2 e 1000 μm, são organismos exclusivamente unicelulares, sendo a maioria heterotrófica. Portanto, não consegue converter matéria orgânica a partir da inorgânica, necessitando absorver os nutrientes do meio externo.
Podem causar doenças, por exemplo: Tricomonas vaginales, parasita da vagina das mulheres; e a doença de Chagas, transmitida pelas fezes do inseto chamado barbeiro ou chupança (Triatoma infestans), defecando nas proximidades do local onde picou o hospedeiro, permitindo que o agente etiológico (protozoário da espécie Tripanosoma cruzi) penetre na corrente sanguínea através do orifício causado pela picada.
Os protozoários estão agrupados no reino protista onde este determinou quatro Filos para esse Reino, tendo como ênfase a mobilidade dos organismos conforme a atuação do mecanismo locomotor.
A classificação dos protozoários segundo o sistema locomotor:
Filo Sarcodina → locomoção caracterizada pela emissão de pseudópodes (Entamoeba histolítica);
Filo Mastigophora → deslocamento por propulsão flagelar (Trypanosoma cruzi e Trichonympha);
Filo Ciliophora → movimentação mantida por curtas e numerosas estruturas ciliares (Paramécium);
Filo Sporozoa → não possui apêndices locomotores, sua dispersão é realizada através de esporos (Plasmodium vivax, causador da malária).
2. MATERIAIS E MÉTODOS
Para a realização do procedimento primeiramente foi coletada água doce de aquário doméstico e acrescentou-se alguns grãos de arroz cru e reservado em ambiente com pouca visibilidade de luz, e ali permanecendo por 10 dias.
Para observar os microrganismos que permaneciam na água foi necessário o auxilio de uma pipeta, para colocar uma gota da infusão na lâmina e cobri-la com lamínula e os protozoários serão visualizados ao microscópio.
3. OBJETIVOS
O objetivo do procedimento é que possamos identificar e desenhar as formas de vidas encontradas