relatorio
CAMILA DANIELA GOMES DE ALMEIDA
Matheus da Silva
PATRÍCIA DE OLIVEIRA TANI
miscibilidade ou solubilidade de líquidos
Uberaba, MG
Março/2014
CAMILA DANIELA GOMES DE ALMEIDA
Matheus da Silva
PATRÍCIA DE OLIVEIRA TANI
miscibilidade ou solubilidade de líquidos
Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba, como parte das exigências à Introdução do ensino por projeto da disciplina Química Orgânica, 3º período, do curso de Engenharia Química, ministrado pelo professor Luis Carlos Scalon Cunha.
Uberaba, MG
Março/2014
Objetivos
Estudar e compreender a miscibilidade existente em determinadas misturas de líquidos.
Introdução
O termo solubilidade designa tanto fenômeno qualitativo do processo (dissolução), como expressa quantitativamente a concentração das soluções. A solubilidade de uma substância depende da natureza do soluto e do solvente, assim como da temperatura e da pressão às quais o sistema é submetido.
Na solubilidade, o caráter polar ou apolar de uma substância influi principalmente, pois devido à polaridade, estas substâncias serão mais ou menos solúveis. Dessa forma, substâncias polares tendem a se dissolver em líquidos polares e substâncias apolares, em líquidos apolares, logo para que dois líquidos, nas mesmas condições de temperatura e pressão, formem uma mistura homogênea é fundamental que os dois possuam uma polaridade semelhante.
Os compostos com mais de um grupo funcional apresentam grande polaridade, por isso não são solúveis em éter etílico, por exemplo, que apresenta baixíssima polaridade. Os compostos com menor polaridade são os que apresentam menor reatividade.
Veremos que a densidade dos líquidos também irá influenciar na posição em que os encontraremos nos frascos após a mistura. Por exemplo, em uma mistura heterogênea