relatorio
RELATÓRIO
AULA INAUGURAL
PALESTRA – “SI VIS PACEM, PARA BELLUM” – O DIREITO E A PRIVACIDADE NA ERA DIGITAL.
PALESTRANTE – DR. JOSÉ NAVAS JUNIOR – Delegado de Polícia Federal
No dia vinte e quatro do mês de março de dois mil e quatorze, tivemos a honra de receber em nosso Campus Dr. José Navas Junior que palestrou sobre o Direito e a Privacidade da Era Digital.
-Segundo Dr. Navas, a questão da privacidade na internet é algo de suma importância, visto que não há ação jurídica que repare a violação da privacidade.
-O palestrante afirma que possuímos a “miopia do iceberg”, pois nós enxergamos apenas uma pequena parte do conteúdo oferecido pela internet.
- A parte a qual não vemos é chamada de “Deep web”, é o submundo da internet que ninguém vê.
-Exemplo que diferencia espionagem de crime por computador: Um espião invade uma conta, vê que tem dinheiro e utiliza esta informação a seu favor. O crime por computador invade a conta e utiliza o dinheiro que nela possui.
-Há diversas formas de espionar usando o computador, citando algumas delas: *Engenharia Social: Dr. Navas chama esta maneira de espionagem de “vírus português”, é quando somos levados a clicar em algo (como por exemplo: fotos com alguma coisa que nos atraia) e ao clicarmos trazemos a espionagem para dentro de nosso computador. É a mais eficiente forma de espionagem. *Spam: Mesmo não pedindo aquela informação, ela vem, na forma de e-mail, mensagens, etc. *Ransom: Vasculha os arquivos mais usados no computador, e manda uma mensagem informando que aquele arquivo foi sequestrado, pedindo dinheiro para recuperá-lo.
-Trás um alerta: os programas mais usados atualmente tanto nos computadores tanto em smartphone, tablete, como o whats up, scype, viber, podem ser programas espiões, pois eles não possuem propagandas de seus patrocinadores, então fica o questionamento: quem paga a conta desses programas? Pois nada vem de graça.
-Dispositivos de monitoramento: o grampo