relatorio
O dia começou no Auditório da Universidade de Évora com a sessão de abertura onde estiveram presentes: o Reitor da UE, Professor Carlos Braumann, o Diretor da ECS, Professor Silvério Rocha Cunha e a Professora Ana Paula Canavarro, da Comissão Organizadora do Dia da ECS. O Diretor da ECS fez o balanço do seu mandato referindo que “ainda há muito trabalho por fazer”, e que “a ECS tem capacidades enormes, para além da relevante função social, prestando um serviço público às populações que devem continuar a qualificar-se.”
Este disse que é tarefa da ECS “encontrar problemas e propor soluções, sendo o conhecimento das causas um dever das escolas universitárias.”. Para terminar mostrou um pequeno vídeo comparando o comportamento de dois ratos colocados numa gaiola com o comportamento animal humano, dizendo que “a nossa função é formar pessoas que saibam agir, onde e porque e não ajam como ratos que se esgadanham”. O Diretor da ECS destacou ainda o perfil crítico que os estudantes devem ter, dizendo que “não devem criticar lá fora, devem julgar cá dentro, intervindo nos órgãos onde podem participar”.
Nesta sessão falou também o Reitor da UE, Prof. Carlos Braumann que disse “tratar-se de um dia especial para a Escola, mas também para a Universidade.” O Reitor afirmou que “esta Escola é uma Escola em que nos devemos orgulhar, pela sua intervenção na sociedade e na vida da Universidade”, havendo preocupações por exemplo com a empregabilidade e programas comunitários. Este falou na empregabilidade dizendo que “não devemos reduzir a universidade à empregabilidade nem fechar cursos porque estão abaixo da média”, haverão estudantes que gostariam de frequentar esse curso e que têm essa vocação. “Não cabe ao Estado definir