Relatorio
Page history last edited by Mehadi Cunha Rios 5 years, 3 months ago No plano, triângulo é a figura geométrica que ocupa o espaço interno limitado por três linhas retas que concorrem, duas a duas, em três pontos diferentes formando três lados e três ângulos internos que somam 180°. Também se pode definir um triângulo em superfícies gerais. Nesse casos, são chamados de triângulos geodésicos e têm propriedades diferentes.
O triângulo é o único polígono que não possui diagonais e cada um de seus ângulos externos é suplementar do ângulo interno adjacente. O perímetro de um triângulo é a soma das medidas dos seus lados. Denomina-se a região interna de um triângulo de região convexa e a região externa de região côncava.
A área de um triângulo obtém-se calculando a metade do produto da medida da sua altura pela medida da sua base. Assim, a área do triângulo pode ser calculada pela fórmula: . sendo h a altura do triângulo e b a medida da base. Outra maneira de calcular sua área é através do Teorema de Heron, também conhecido como fórmula do semi-perímetro. Esta fórmula é onde (o semi-perímetro).
Se o triângulo for equilátero de lado l, sua área A pode ser obtida calculando: . Pode-se ainda calcular sua área em função de sua altura (h) :
Outra forma de calcular a área é , onde a e b são dois lados quaisquer do triângulo e α é o ângulo entre eles. Um triângulo pode ser classificado de acordo com as medidas relativas de seus lados:
Um triângulo equilátero possui todos os lados congruentes. Um triângulo equilátero é também equiângulo: todos os seus ângulos internos são congruentes (medem 60°), sendo, portanto, classificado como um polígono regular.
Um triângulo isósceles possui pelo menos dois lados de mesma medida e dois ângulos congruentes. O triângulo equilátero é, conseqüentemente, um caso especial de um triângulo isósceles, que apresenta não somente dois, mas todos os três lados iguais, assim como os ângulos, que medem todos 60º.