relatorio
1. INTRODUÇÃO 2
5. RESULTADOS 7
A média aritmética, das moedas foram 3,44. 8
6. CONCLUSÃO 8
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
7. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 10
1. INTRODUÇÃO
Grandeza Física
Grandezas físicas são aquelas grandezas que podem ser medidas, ou seja, que descrevem qualitativamente e quantitativamente as relações entre as propriedades observadas no estudo dos fenômenos físicos, associados à um número e uma unidade.
Erros
Erros grosseiros É devido à falta de atenção, pouco treino ou falta de perícia do operador. Por exemplo, uma troca de algarismos ao registar um valor lido. São geralmente fáceis de detectar e eliminar.
Erros sistemáticos
São os que afetam os resultados sempre no mesmo sentido. Exemplo: incorreto posicionamento do “zero” da escala, afetando todas as leituras feitas com esse instrumento. Devem ser compensados ou corrigidos convenientemente.
Erros aleatórios
Associados à natural variabilidade dos processos físicos, levando a flutuações nos valores medidos. São imprevisíveis e devem ser abordados com métodos estatísticos.
Incerteza
Parâmetro, associado ao resultado de uma medição, que caracteriza a dispersão dos valores que podem ser razoavelmente atribuídos à mensurada. Esse parâmetro pode ser, por exemplo, um desvio-padrão, ou a metade de um intervalo correspondente a um dado nível de confiança.
Desvio padrão
Desvio padrão é uma analise estatística de erro, onde um número infinito de dados é a raiz quadrada da soma dos quadros de todos os desvios individuais a dividir pelo número total de leituras.
2. OBJETIVO
Verificar as grandezas físicas através do valor da constante matemática.
3. MATERIAIS
Esfera
Régua
Barbante
Moedas
4. METODOLOGIA
Com o auxilio de um barbante, ajustar corretamente o mesmo em volta da esfera, cortar o pedaço do barbante dado pelo qual sua circunferência e com a ajuda de uma