relatorio
VINICIUS RANGEL DA SILVA
MECÂNICA DOS SOLOS
UBERABA
2013
VINICIUS RANGEL DA SILVA
MECÂNICA DOS SOLOS
Trabalho a ser apresentado como requisito parcial de aprovação da disciplina de mecânica dos solos, no segundo semestre de 2013.
Prof. Danilo Carlo Ribeiro
UBERABA
2013
RECALQUE DO SOLO
Recalque, na área da Engenharia Civil, significa um fato que ocorre quando uma edificação sofre um rebaixamento devido ao adensamento do solo (diminuição dos seus vazios) sob sua fundação. É um desnivelamento de uma estrutura, piso ou terrapleno, devido à deformação do solo. Todos os tipos de solos, quando submetido a uma carga, sofrem recalques, inevitavelmente, em maior ou menor grau, dependendo das propriedades de cada solo e da intensidade do carregamento. Os recalques geralmente tendem a cessar ou estabilizar após um certo período de tempo, mais ou menos prolongado, e que depende das peculiaridades geotécnicas dos solos. Por exemplo, recalques em solos arenosos, podem se estabilizar em poucas horas ou dias, já o recalque em solos argilosos moles tendem a cessar ou estabilizar somente após algumas décadas. Os recalques podem ocorrer tanto em solos que suportam edificações com fundações rasas (sapata, radiers, etc) quanto com fundações profundas (estaca, broca, tubulões, etc), a depender das condições geotécnicas do terreno onde as fundações serão implantadas. Assim sendo, para carregamentos finitos, inicialmente ocorrem recalques devido aos deslocamentos horizontais do solo da fundação (recalques iniciais) durante o período de construção e, numa segunda fase, tais recalques só ocorrerão se houver a expulsão de água de forma análoga à analogia do carregamento infinito.
Há dois tipos de recalque, os diferenciais e o total, o recalque total e o rebaixamento descendente de estrutura por completo, sem danos graves como os ocorridos no diferencial, o