Inovação e Teconologia
– Revolução das novas tecnologias –
O poder das comunidades on-line
1. INTRODUÇÃO
A partir do surgimento do computador, da Internet e de tantas outras transformações provocadas pelas novas tecnologias da informação e da comunicação, foram surgindo comunidades que se encontram, dialogam e interagem em tempo e espaço diferentes dos adotados pelas comunidades tradicionais alterando, portanto, comportamentos do grupo de pessoas.
Ferdinand Tönies (1985 cit, in Recuero, 2004) aponta que o termo comunidade é bem diferente do termo sociedade, pois enquanto o primeiro representava o passado, a aldeia, representada por relações locais e interação entre o grupo; o segundo estava associada à frieza e ao egoísmo, sendo mecânica e fruto da modernidade. Palacios (1998) cita que a comunidade apresenta como característica "o sentimento de pertencimento, a territorialidade, a permanência, a ligação entre o sentimento de comunidade, caráter corporativo e emergência de um projeto comum, e a existência de formas próprias de comunicação".
Baseado neste contexto, o presente seminário tem como objetivo abordar o impacto das comunidades e redes sociais online no Brasil e no mundo, o uso e funcionalidades dessas redes na esfera pública bem como uma abordagem sobre os blogs corporativos como meio de interação social e o impacto que estes geram sobre os meios de comunicação tradicionais.
2. QUESTÕES SOBRE O TEMA
Questão 1) Faça uma pesquisa sobre o tamanho e o impacto das redes sociais e das comunidades online no Brasil e no mundo.
De acordo com o SEBRAE as redes sociais nasceram como uma revolução para transformar as relações sociais entre as novas gerações. Redes sociais são denominadas no meio virtual como estruturas de relacionamentos que possibilitam a constituição de comunidades on-line e a