oijkhjkjh

431 palavras 2 páginas
IMPACTOS AMBIENTAIS DOS CANTEIROS DE OBRAS: UMA PREOCUPAÇÃO QUE VAI ALÉM DOS RESÍDUOS. CARDOSO, Francisco; FIORANI, Viviane; DEGANI, Clarice.
O artigo mostra os impactos ambientais e físicos que ocorrem em todas as fases de um canteiro de obras. O artigo busca mostrar métodos para diminuir os impactos incômodos (sonoros, visuais, etc.) e ambientais que podem gerar assoreamentos, ecossistema, erosões, danos aos lençóis freáticos, etc.) através de maneiras simples que podem diminuir tais problemas em um canteiro de obras.
“Analisar os impactos, fazendo previsões de magnitudes, para priorizar aqueles que precisam com mais premência ser reduzidos ou eliminados, embora tal definição deva considerar o contexto específico de cada canteiro de obras” (pg.9)

RESUMO
Sabe-se que os resíduos de construção de edificações correspondem a 50% de resíduos gerados em área urbana, todo esse material pode vir a causar danos ambientais irreversíveis (solo, agua, ar, etc.) assim como impactos no local da obra como perturbação da vizinhança, modificação no ecossistema da região, transito, assoreamento do esgoto da região devido ao fluxo de material em chuvas mais intensas. Todos esses resultados acontecem em todas as partes das obras desde sua fase inicial ate a parte de conclusão do projeto. Nem todos os fatores podem serem reduzidos assim devemos priorizar aqueles cujo podem ser reduzidos ou eliminados, sempre devemos levar em conta a sustentabilidade do projeto e redução de impactos, para isso podemos implementar profissionais treinados ou contratados, equipamentos a serem comprados, ferramentas gerenciais a serem implementadas. Para melhor apresentar os resultados consolidados os aspectos ambientais foram divididos em três grandes temas: infraestrutura do canteiro de obras, recursos e incômodos e poluições. Os dois primeiros fatores foram considerados em todas parte das obras, já o ultimo termo é considerado como é

Relacionados