relatorio
Gravimetria é um método analítico quantitativo, que consiste na separação e pesagem de um elemento ou composto para sua forma mais pura possível.
Em uma analise gravimétrica utiliza-se de uma seqüência de operações com o objetivo de se determinar de um constituinte em uma amostra, por pesagem direta deste elemento puro ou de um derivado de composição e bem definida.
As principais vantagens da analise gravimétrica são:
A.) As operações unitárias utilizada no procedimento gravimétrico são de fácil execução e de boa reprodutividade;
B.) Usa-se equipamentos simples e de baixo custo como béquer, bico de busen, cadinho de gooch, mufla, estufa, balança analítica, etc.
Este procedimento analítico constituiu-se num método de extensa aplicação na determinação de macro constituintes de uma amostra. Em muitos casos, é ainda através do procedimento gravimétrico que se obtém maior precisão na dosagem de certas substâncias.
A maior desvantagem da analise gravimétrica é o tempo necessário para sua execução o qual geralmente, é muito longo. Alem disso, devido ao grande numero de operações necessárias a sua execução, este tipo de analise esta sujeito a uma serie de erros acumulativos. Devido a falhas de execução, ou ainda erros devido a elementos interferentes existentes na amostra original.
Neste caso, o método gravimétrico estudado será a gravimétrica por precipitação, no qual o composto analisado é separado de uma solução da amostra como um precipitado e é convertido a uma espécie de composição conhecida e que pode ser pesado.
Para se analisado por este método, o composto ideal deve ser insolúvel, facilmente filtrável, com alto grau de pureza e deve ter sua composição conhecida. Como dificilmente um composto reúne todos estes requisitos, algumas técnicas podem aperfeiçoar as propriedades dos precipitados na gravimétrica, como por exemplo, o resfriamento da solução que em geral, diminui a solubilidade do composto solida. Neste método, o analítico é