relatorio
Vida de André Breton;
Obras de Breton;
Surrealismo;
Representações nas suas obras;
Surrealismo no Brasil.
A VIDA DE ANDRÉ BRETON
Oriundo de uma família da pequena burguesia católica da França, André Breton nasceu no dia 19 de fevereiro de 1896 e era filho único, criado com rigidez disciplinar de sua mãe. Viveu sua infância no subúrbio de Paris, de maneira modesta. Quando ficou mais velho, a pressão familiar o forçou a estudar medicina, algo que fez sem qualquer entusiasmo. Nesse meio tempo, André Breton ainda foi convocado para servir o exército francês, primeiro, na artilharia e, depois, como enfermeiro, no decorrer da Primeira Guerra Mundial. Foi no exército, contudo, que conheceu uma das pessoas mais marcantes de sua vida, o jovem Jacques Vaché.
Jacques Vaché era um jovem niilista e de espírito sarcástico. Viveu sua vida intensamente, como se fosse personagem de um grande romance, e morreu por causas ainda não confirmadas aos 24 anos de idade. Ele não publicou nada de grande repercussão, só teve tempo de deixar algumas cartas de guerra, as quais seriam lidas por André Breton. O intenso jovem legaria grande influência crítica e criativa na vida deste.
André Breton teve uma formação cultural muito rica desde cedo. Ainda no liceu que estudava quando jovem, foi introduzido à poesia de Charles Baudelaire e ao confronto que lhe foi apresentado entre positivismo e hegelianos. Publicou suas primeiras poesias na revista literária do colégio que estudava. Pouco depois, publicou alguns poemas na revista