tipos de cidade
Cidades de origem mulçumanas poblaciones: Ex cordova palermo
(A cidade se torna um organismo compacto, fechado por uma ou mais voltas de muros que a diferenciam em vários recintos (o mais interno se chama PHGLQD). Cada grupo étnico religioso tem seu bairro distinto, e o príncipe reside numa zona periférica (PDJK]HQ) protegida dos tumultos. A porta de entrada (EDE) é muitas vezes um edifício monumental e complicado (com uma porta externa, um ou mais pátios internos e uma porta interna) e funciona como vestíbulo para a cidade inteira”.
Em relação à porta, esta é um elemento primordial na cidade muçulmana, pois, além de um valor simbólico preponderante, tinham também um valor funcional. Não se tratava, em muitos casos, de simples portas, mas sim de verdadeiras composições arquitetônicas, às vezes de grande complexidade)*copiado e colado
“ a cidade da época medieval, propriamente dita, só aparece em começos do ‘século XI, e desenvolve-se principalmente nos séculos XII e XIII.*copiado e colado
Segundo GOITIA (1992), a cidade medieval apresenta uma forte característica no que diz respeito ao seu aspecto físico. Por necessidades de defesa, a cidade medieval “ fica geralmente situada em locais dificilmente expugnáveis: colinas ou sítios abruptos, ilhas, imediações de rios, procurando principalmente as confluências ou sinuosidades, de modo a utilizar os leitos fluviais como obstáculos para o inimigo”
A forma urbana medieval: as partes que compõem a cidade medieval são normalmente a muralha com suas torres e portas , as ruas e espaços afim destinados a circulação, o mercado, alojado as vezes no interior de um edifício e dotado de outros estabelecimentos comerciais, a igreja (relacionada a uma praça), uma grande massa de edifícios e os jardins privados.
Tipos de cidades:
1 cidades de origem , cidades contruidas em cima das antigas cidades romanas
2