Tipos de Cidade
Desenho Urbano.
Segundo Platão, a cidade podia ser dividida em três tipos de classe: os governantes, os guardiões e os artesãos e somente se mantida essas divisões é que a cidade podia alcançar sua unidade armônica e se manter. Os primeiros, governantes, possuem o saber para legislar e governar, com a ajuda dos guardiões, que possuem a bravura e audácia necessária, controlando e colocando regras e limites aos artesãos, que são os que produzem bens materiais, estabelecendo asssim a harmonia entre todos e uma cidade mais justa possível.
O desenho da cidade se daria então conforme esses três tipos de indivíduos, baseado na técnica, na segurança e na função, ou seja, na racionalidade.
Howard não pretendia privar algumas pessoas do convívio urbano,deixandoas no campo, mas sim desejava que se controlasse o tamanho da zona urbana, para que ela continuasse a proporcionar aos seus habitantes uma boa qualidade de vida.Para isso, sugeria que as zonas urbanas deveriam ter um tamanho padrão de 400 hectarespara uma população de 30.000 pessoas, e, assimque esse limite fosse atingido, novos espaços deveriam começar a ser habitados, formando outros centros urbanos. A área rural teria 2000hectares para uma população de 2000 pessoas, seguindo a mesma lógica da área urbana.
Lynch (1981) decreve em seus estudos sobre desenhos urbanos alguns modelos de forma que poderia definir as cidades. Faz ainda uma análise a respeito dessas formas, incluindo seus motivos de implantação e quais os possíveis resultados, tanto prós como contras. Os modelos de referência para tal estudo são os seguintes:
Modelo estrela: tem um centro definido onde ocorre as principais atividades da cidade, e, a partir dele, irradiam as linhas para onde se desenvolve a cidade. Ao longo desses eixos podem ocorrer alguns subcentros, agrupando então outras atividades. é um modelo racional