Relatorio
O experimento laboratorial finalidade de obter medidas de massas e volumes mais aproximadas e precisas possíveis. Para que possa assim ser feito a analisando da exatidão dos instrumentos volumétricos.
2- OBJETIVO
O Objetivo do estudo foi extrair dados como: possíveis e eventuais erros que podem acarretar sérios problemas em um experimento.
3- PROCEDIMENTO
Primeiramente foi pesado o suporte ontem seriam colocados os tubos de ensaio, foi feito a tara do peso e posteriormente foram pesados quatro tubos de ensaios, que carregariam o volume obtido na pipeta volumétrica, em seguida foram realizados os testes, com o auxilio da pêra, foi feita a sucção da água para com a pipeta, tentando da maneira mais precisa tocar o menisco, sempre observando-o para que haja erros de paralaxe, após, foi colocada a água nos tubos e novamente pesado, os valores obtidos são V= Vf-Vi V isto é: o volume obtido no experimento.
Vi: volume inicial
Vf: volume final encontrado o volume, calcula-se a média dos volumes, somando todos os valores das amostras, logo após, calcula-se o desvio padrão, calculo este que consiste em subtrair de cada experimento (1 a 4) o valor médio, elevados ao quadrado, some-se todos os valores, dividindo pela quantidade de experimento, após, retira-se a raiz quadrado, obtendo então o valor do desvio padrão, valor este que refere-se a probabilidade de erro ou desvio do experimento.
4- RESULTADO E DISCUÇÃO
Os resultados obtidos foram: equipe 1, instrumento utilizado Pipeta Volumétrica, v: 10ml, desvio padrão 0.02g. equipe 2, Pipeta Graduada, v: 10 ml, desvio padrão 0,02g. equipe 3, Proveta, v: 20 ml e bequer 50 ml, desvio padrão 0,2g equipe 4, Erlenmeyer, v: 50 ml, desvio padrão 0,77g. equipe 5, Bureta, v: 10 ml, desvio padrão 0.82g.
Vemos que os metodos mais eficazes para chegar á um valor de melhor precisão são os intrumentos: Pipeta graduada e volumétrica.
5- CONCLUSÃO