desafio
Este segundo desafio tem como objetivo fazer com que o aluno, que já vivenciou um primeiro desafio, e que entendeu o espírito de integração das disciplinas atribuído no primeiro desafio, continue sendo motivado a pensar no que poderá desenvolver durante o curso. Para este segundo desafio, o importante é fazer apenas que o aluno exercite a sua capacidade de visualização dos problemas habituais em engenharia, mas no contexto da responsabilidade social e meio ambiente. Este segundo semestre ainda faz parte do ciclo básico, então ainda todo o ferramental será aprendido, nesta primeira fase é objetivo apenas motivar o aluno a pensar, mas também a colocar em prática os conhecimentos das disciplinas básicas.
Propõe-se:
a) Elaborar um trabalho que trate do processamento de rejeitos sólidos, líquidos e gasosos em indústrias de transformação. Esta empresa pode ser, em princípio, a mesma que manufaturou o equipamento concebido no desafio 1, em que há processamento de materiais e geração de rejeitos.
b) Obter estatísticas em relação a tratamento de rejeitos, e quais problemas são enfrentados com o transporte automático / manual destes rejeitos. No caso de transporte automático, há aspectos ligados com atrito, velocidade de transporte, aceleração de esteiras, mecanismos de ação e reação, separação por gravidade, separação por sopro, separação por fotocromatógrafos, apenas para citar alguns exemplos. Calcular a área da seção transversal circular de 5 roletes de tração de esteiras com 5 diferentes raios, adotando-se 3 diferentes valores de π no cálculo da área (adotar os seguintes valores para π: 3,14; 3,1416; 3,141592654). Fornecer os resultados em formato decimal e em notação de um sistema de ponto flutuante.
c) Introduzir na pesquisa o ponto de vista da química, em que muitos produtos químicos nocivos são gerados como rejeitos,