relatorio
Disciplina: Química Experimental I Termo: 2º Turma: L3
Professor: Dr. André Guedes
Data da Aula: 27/09/2013 Data da Entrega: 04/10/2013
NOME
RA
NOTA
Taciele Mara
52.18.09
Thais Helena Rossini
52.17.55
Thalita Cristina Moraes
52.17.69
Barretos
Outubro 2013.
1. INTRODUÇÃO
Desde os primeiro modelos atômicos ate hoje a visão moderna da estrutura atômica foram criadas diversas especulações, teorias, postulados por muitos físicos, filósofos e cientistas da história. Para a explicação do teste de chama se faz necessário conhecimento de algumas teorias, portanto tais serão baseados a partir da teoria do modelo planetário de Rutherford até o modelo de Bohr.
Com aceitação do modelo planetário de Rutherford surgiram perguntas no mundo cientifico: “O que fazem os elétrons?”, para isso existem apenas duas possibilidades do estado de movimento do elétron: (1) estacionário ou (2) em movimento. Foram feitos cálculos de acordo com a física clássica e foi concluído que o modelo planetário era incorreto.
Foi então feito por Bohr a primeira tentativa importante para desenvolver um novo modelo atômico neoclássico. Ele percebeu que a elucidação da estrutura atômica seria encontrada na natureza da luz emitida pelas substâncias a temperaturas altas ou sob influência de uma descarga elétrica.
Bohr depois de refletir sobre o dilema do átomo estável e questionar a física clássica deduziu que em um átomo, um elétron não está livre para ter qualquer quantidade de energia, a partir daí Planck fez uma suposição de que a energia de um elétron em um átomo é quantizada. Einstein usou a teoria quântica de Planck para explicar o efeito fotoelétrico e comprovaram que a energia radiante comportava-se como se fossem minúsculos pacotes de energia chamados fótons.
Neste relatório, serão descritos os