Relatorio
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
ENG1041 – CIRCUITOS ELÉTRICOS I
Professor: Carlos Alexandre
Turma: A01/1
Data de realização do experimento: 19/02/2013
Experimento nº 1: Resistores e Ohmímetro
Equipe:
José Artur Cardoso de Oliveira Junior -
Marco Vinícius M. de Jesus Júnior -
Myagyh Augusto Pires Miranda - myagyh_map@hotmail.com
Shayene Karla Marques Corrêa – shayenekarla@gmail.com
Vitória Regina Lago Lacerda -
Goiânia, 26 de Fevereiro de 2013.
Resistores e Ohmímetro
Resumo
Neste procedimento experimental, realizou-se a medição da resistência de alguns componentes que oferecem oposição à passagem de corrente, denominados resistores. Primeiramente, fez-se a leitura das faixas coloridas paralelas dispostas no corpo dos resistores, observando assim as suas resistências nominais e suas tolerâncias. Posteriormente fez-se a medição da resistência utilizando aparelhos digitais e analógicos, comparando assim os valores nominais com os valores lidos. Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois os valores nominais condisseram com os valores lidos.
Palavras-chave: resistores, resistência, ohmímetro, código de cores.
Fundamentação teórica
Os resistores são componentes elétricos construídos com a finalidade de oferecer oposição à passagem de corrente. Sua constituição física obedece a critérios de valores máximos de grandezas físicas das quais a mais importante é a potência dissipada. Numericamente, a resistência é uma grandeza que relaciona a tensão aplicada ao componente com a corrente produzida através do mesmo, conforme a equação a seguir:
Para um dado valor de tensão, quanto maior a resistência, menor será a corrente. Dentre os diversos símbolos usados para representar um resistor, os mais utilizados são os da figura (1).
Figura (1)
Os resistores têm como parâmetros de especificação, o valor nominal da