relatorio
Unidade Curricular- Microbiologia de alimentos II - 4ª fase
Alunos: Franciele Kerber.
Contagem de staphyoccus aureus
Relatório de aula prática apresentado ao Curso Técnico em Alimentos do Serviço Nacional de
Aprendizagem Industrial – Capinzal – como requisito parcial para aprovação da unidade curricular: análise microbiológica de alimentos II
Capinzal - 2013
SUAMARIO
1. Introdução
Staphylococcus aureus é uma bactéria patogênica, cuja doença é transmitida por alimentos. A doença transmitida por S.aureus é uma intoxicação, provocada pela ingestão de toxinas formadas no alimento, quando ocorre multiplicação das células.
As toxinas são proteínas de baixo peso molecular, resistentes a cocção a ás enzimas proteolíticas. Os sintomas são evidenciados entre duas a seis horas da ingestão, incluindo náusea, vomito cólicas, prostração, pressão baixa e queda de temperatura. A recuperação ocorre em toro de dois dias e as complicações de morte são raras.
O diagnostico é fácil, especialmente quando há um surto com predomínio de sintomas gastrointestinais superiores, com intervalo curto entre a ingestão e o inicio dos sintomas.
Como todos os Staphylococcus, as cepas de S. aureus são cocos Gram positivos que, caracteristicamente formam aglomerados de células que lembram um cacho de uva. São anaeróbios facultativos a catalase positivos, distinguindo-se dos demais estafilococos através de três testes: o teste de coagulase positivo, o teste de DNA se termestável positivo e o teste de redução do telurito, também positivo. Algumas espécies podem produzir pequenas quantidades de coagulase, razão pela qual apenas as cepas fortemente positivas nesse teste são consideradas com o S. aureus.
Staphylococcus aureus não são resistentes ao calor, sendo facilmente destruídos na pasteurização ou na cocção de alimentos. As