CADEIA PRODUTIVA DO OVO
Apresentação
Elissandra Melo
Cristina Coelho
APRESENTAÇÃO
A cadeia produtiva de ovos no Brasil se caracteriza pela produção de ovos para consumo “in natura” e industrializados A produção é feita predominantemente no sistema de criação em gaiolas, com granjas de cria e recriam separadas das granjas de produção. A grande maioria é composta por produtores independentes de pequeno e médio porte, que preparam a própria ração na propriedade e trabalham com galpões abertos, tradicionais, existindo grandes produtores que estão partindo para a adequação climática e automação das instalações.
Boa parte da produção é comercializada no mercado interno, tendo o setor se adequado nos últimos anos para incrementar as exportações. Entretanto, para atender as exigências do consumidor nacional e do mercado internacional existe a necessidade da contínua implementação de programas que garantam elevado padrão de qualidade dos ovos de mesa e dos produtos a base de ovo.
1-PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE OVOS
Abrange a cadeia produtiva do ovo até sua comercialização, seja in natura, pasteurizado ou em pó. Esse tipo de atividade vem se destacando entre os demais ramos do agronegócio, um tipo de atividade altamente lucrativa, porém exige muita habilidade dos avicultores, como cria e recria das aves poedeiras com os cuidados necessários, manejar e ao mesmo tempo colaborar com o meio ambiente.
Assim a União Brasileira de Avicultura- UBA, elaborou um manual de boas Práticas de Produção de Ovos devem ser aplicadas na cadeia produtiva de ovos, funcionando como uma ferramenta para garantir o padrão de qualidade exigido pelo mercado interno ou externo. Estes mercados vêm se tornando cada vez mais competitivos e a qualidade dos produtos torna-se uma exigência e não mais um atributo.
Além das características do ambiente, o desempenho produtivo das aves pode ser influenciado por vários fatores, sendo