Balancete de Verificação
O Balancete de verificação tem como base o método das partidas dobradas e tem como finalidade averiguar se os saldos das contas contábeis estão em equilíbrio, ou seja, se os lançamentos contábeis foram efetuados corretamente.
A regra fundamental é:
Para todo débito lançado numa conta, haverá obrigatoriamente um crédito lançado em outra conta.
Não haverá devedor sem credor.
É possível lançar um débito e vários créditos, vários débitos e um crédito, e vários débitos e vários créditos. Portanto, a soma de todos os débitos de um lado e de todos os créditos de outro, devem expressar o mesmo valor (em módulo, pois têm sinais algébricos contrários).
Assim, a SOMA ZERO dos lançamentos a débito e a crédito serve para a constatação inicial de que os lançamentos tenham sido realizados adequadamente.
O Balancete de Verificação ou Balancete Analítico apresenta de forma simplificada os saldos das contas patrimoniais e de resultado de um determinado período.
Sua utilização facilita a verificação e a consolidação dos saldos contábeis e é um instrumento muito utilizado pelas empresas devido à sua objetividade e praticidade.
APURAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO
Para avaliar se a empresa obteve lucro ou prejuízo, precisamos comparar a RECEITA e a DESPESA do período de acordo com o PRINCÍPIO DE COMPETÊNCIA.
RECEITA
A receita corresponde, em geral, à venda de mercadorias ou à prestação de serviços. A receita reflete-se no balanço por meio da entrada de dinheiro no caixa (quando à vista) ou da entrada de um direito a receber (quando a prazo), representada por DUPLICATAS A RECEBER.
DESPESA
Despesa é toda atividade e todo esforço da empresa em pôr-se apta a obter receitas, o que implica ônus e riscos (que podem, eventualmente, redundar em prejuízos).
A despesa é traduzida geralmente no consumo de bens e /ou serviços.
CONCLUSÃO A Contabilidade nasceu com o compromisso e a necessidade de bem informar. Seu progresso passou por fases