Relatorio
Pilar de Igual Resistência
Objetivos
O propósito principal desta experiência é de verificar a relação entre Momento Fletor, Módulo de resistência a flexão e distribuição de Tensões ou Alongamentos ao longo do comprimento de uma barra Cantilever. O segundo propósito da experiência é de demonstrar a aplicação prática de barras com “perfil eficiente”, ou seja, perfis onde grande parte do volume da barra esteja submetida à máxima Tensão atuante (constante).
Introdução
Em uma barra Cantilever com carga solicitante concentrada em um ponto em uma de suas extremidades, o Momento Fletor varia linearmente desde Zero no ponto de aplicação da carga até o máximo no ponto de engastamento.
Para uma barra de secção constante como na ilustração acima, a Tensão axial na superfície da barra é proporcional ao Momento Fletor, e pode ser expressa pela equação abaixo:
M (x) . c 6 P x P x
( x ) = ________ = ______ = _____ ( 1 ) J bt2 W
Onde: s ( x ) = Tensão atuante na superfície da barra M ( x ) = Momento Fletor atuante na secção a uma distância x P = Carga atuante c = distância entre a linha neutra até a superfície da barra J = Momento de Inérica W = Módulo de resistência à flexão b = Largura da barra t = Espessura da barra
Como podemos observar na Equação 1 aparentemente a Tensão varia linearmente desde zero até o máximo na barra que possui secção constante, ou seja, o Módulo de resistência à flexão também é constante. A superfície da barra em