relatorio
O Estágio Prático com Projeto Atividade foi desenvolvido na Escola Estadual Antônio Nunes de Carvalho Filho, juntamente com a Professora Adriana, esta professora de Educação Física.
O Trabalho foi relacionado à Cultura Popular Brasileira, precisamente a Capoeira. Este tema tem relação com a disciplina indicada pela Secretária de Educação.
O trabalho foi desenvolvido da seguinte forma:
A Professora Adriana introduziu aos alunos de forma teórica a origem da Capoeira no Brasil, como era usada pelos escravos de maioria vinda da África, seus mestres, a capoeira de angola e a capoeira regional. E foi apresentado aos alunos de forma prática, todo o ensinamento dirigido a eles dentro da sala de aula.
No ensinamento prático desenvolvemos uma aula com todos os alunos do 4º e 5º ano da Educação infantil, totalizando mais ou menos100 alunos, que foi ministrada na quadra de esporte da escola.
Começamos mostrando o principal instrumento da Capoeira, que é o Berimbau.
Descrevemos aos alunos cada peça do instrumento, que é cabaça, barbante, arame e a madeira chamada Beriba.
Ensinamos algumas músicas da Capoeira, como, “O que é o Berimbau” e “Marinheiro só”, também a diferença dos toques da capoeira Regional e de angola. Os mestres criadores de cada tipo de capoeira, a de angola que foi Vicente ferreira Pastinha (Mestre Pastinha), e a regional que foi Manoel dos Reis Machado (Mestre Bimba).
Ensinamos alguns movimentos da capoeira, como meia lua de compasso, armada, meia lua de frente, aú, como é a base da ginga, movimento feito para se esquivar dos golpes do adversário. Foi feita uma apresentação individual do professor ministrante, simulando um jogo com movimentos rápidos e precisos, e logo após, um jogo com os alunos, escolhidos aleatoriamente para jogar a capoeira com o professor.
Em Resumo vimos que os alunos não sabiam que a capoeira era uma cultura Afro-Brasileira, e que também era usada como uma forma de luta, defesa dos