relatorio
Caracterizações das construções mistas aço/concreto o desenvolvimento dos diversos sistemas estruturais e construtivos fez surgir os sistemas formados por elementos mistos aço-concreto, aproveitando as vantagens de cada material em termos estruturais e construtivos.
Nas construções mistas, no início do século, o concreto foi primeiramente usado, como material de revestimento, sua contribuição na resistência era desprezada. Hoje, vigas, colunas e lajes mistas são intensamente usadas em edifícios no exterior e estão evoluindo no Brasil. A construção em sistema misto é competitiva para estruturas de vãos médios a elevados como as estações visitadas (Largo Treze, Santo Amaro e Pinheiros), caracterizando-se pela rapidez de execução e pela significativa redução do peso total da estrutura quando comparada às estruturas exclusivamente de concreto.
IDENTIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS ESTRUTURAIS
Nos edifícios das estações Largo Treze e Santo Amaro, os elementos componentes do sistema estrutural global podem ser divididos em pilares e lajes pré-moldadas, colunas e vigas de perfis de aço ou a união destes elementos que têm resistência mecânica, estabilidade, rigidez, resistência à fissuração e a deslocamentos excessivos contribuindo de modo efetivo na resistência global do edifício.
Nos locais necessários, como elementos de segurança e isolamento do ambiente contra intempéries, foram dispostos painéis verticais de vidro moldurados com perfis de metal afixados às partes de concreto formando paredes ou elementos de contraventamento.
Os elementos hidráulicos nas estações ficam, em sua maioria, ocultos já os componentes elétricos estão sempre aparentes, conduítes suspensos por cabos de aço em algumas partes ou afixados às paredes, vigas, colunas e pilares. Na estação Santo Amaro do metrô, parte da tubulação hidráulica e elétrica está embutida na parte de trás das plataformas, sob placas metálicas.
Na estação Santo Amaro do metrô há a