relatorio
A escassez de profissionais qualificados no mercado de trabalho tem se mostrado de grande importância como objeto de estudo porque mostrar as lacunas de competência na qualificação profissional, e como ela é necessária para o aprendizado contínuo de trabalhadores no mercado de trabalho, isso tem mostrado a necessidade de mão de obra qualificada devido o crescimento econômico que passa o país.
A economia do Brasil está crescendo e com isso cresce a demanda do mercado por pessoas qualificadas, o que se acentua em alguns segmentos com o mundo completamente globalizado e a tecnologia cada dia mais avançada. As pessoas precisam estar conectadas com os avanços tecnológicos e isso acaba se tornando uma barreira para algumas empresas que necessitam recrutar pessoas de outros lugares ou, mesmo, países, porque não se encontram no mercado, profissionais qualificados em algumas áreas, principalmente nas áreas de tecnologia e engenharia.
Este é um dos principais problemas enfrentados por muitas empresas em nosso país, onde há vagas disponíveis, mas não conseguem preencher os requisitos destas, com plena satisfação, o que pode impactar na sua eficiência organizacional e na busca do diferencial competitivo que pode torná-las bem sucedidas.
O Brasil é um dos países em que os empregadores mais encontram dificuldades na hora de contratar; as empresas têm exigido, além da capacidade de realizar o trabalho para o qual foram contratados, que os empregados possuam outras qualificações que agreguem valor à organização e lhes proporcionem um maior potencial de mobilidade interna. Nesse cenário, os candidatos vão ter que desenvolver melhor suas habilidades e características profissionais se quiser permanecer atuantes no mercado de trabalho.
Ainda é visível a carência da qualificação profissional para diversos setores econômicos brasileiros. Isso se deve, principalmente, pela boa fase que o país está passando, o crescimento econômico. Em contrapartida, a taxa de desemprego