caso concreto01

823 palavras 4 páginas
O objeto das Ciências Sociais:
O objeto de estudo das Ciências Sociais é a sociedade em suas dimensões sociológicas, antropológicas e politicas.

As áreas constitutivas das Ciências Sociais;
A SOCIOLOGIA que estuda o homem e o universo sócio cultural, analisando os diversos fenômenos sociais. Na ANTROPOLOGIA, privilegiam-se os aspectos culturais do comportamento de grupos e comunidades, Na CIENCIA POLITICA, analisa-se as questões ligadas as instituições de poder. As CIENCIAS SOCIAIS lidam, não só apenas com a realidade, mais também igualmente com as interpretações que são feitas sobre a realidade.

A importância do estudo sócio antropológico na compreensão da realidade;
As CIENCIAS SOCIAIS constituem ferramenta importante para o desenvolvimento da compreensão critico-reflexivo da realidade.

AULA 5

As idéias de Hobbes, Rouseau e Locke serviram para sustentar a ideia de um contrato social, onde os indivíduos abriam mãos de seus direitos naturais em troca da proteção de um soberano. O ILUMINISMO concebeu novas ideias de vida social e entendeu o conceito de nação como forma de organização politica.

As ciências sociais surgem visando a compreensão e a reformulação da sociedade a partir da instalação do capitalismo e da consolidação da ideologia burguesa.
Na concepção de Hobbes, em estado de natureza, os indivíduos vivem isolados e em luta permanente, vigorando a guerra de todos contra todos ou "o homem lobo do homem". Para se protegerem uns dos outros, os humanos inventaram as armas e cercaram as terras que ocupavam. Essas duas atitudes são inúteis, pois sempre haverá alguém mais forte que vencerá o mais fraco e ocupará as terras cercadas. A vida não tem garantias; a posse não tem reconhecimento e, portanto, não existe; a única lei é a força do mais forte, que pode tudo quanto tenha força para conquistar e conservar.
Na concepção de Rousseau em estado de natureza, os indivíduos vivem isolados pelas florestas, sobrevivendo com o que a
Natureza lhes

Relacionados