Relatorio
REAÇÕES QUIMICAS: TRANSFORMAÇÕES DA MATERIA OBTIDAS POR AQUECIMENTO
Alunos:
Disciplina: Química Tecnológica I Turma:
1. INTRODUÇÃO
Lavoisier considerado o criador da química moderna relata que “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Sua lei também conhecida como lei das conservações das massas é descrita quais massas dos reagentes, tanto em reações químicas quanto em reações físicas, são iguais as dos produtos obtidos.
Reação ou transformação significa modificação, mudança, alteração da matéria, sendo existentes dois tipos, a química e a física. Enquanto na transformação física a identidade química da matéria envolvida é preservada, na transformação química a identidade é completamente alterada. Existem vários critérios para classificar reações químicas, um deles relaciona o numero de substancias que reagem (reagentes) e o numero de substancias produzidas (produtos). Exemplos dessas são:
Reação de síntese ou adição: são aquelas que duas ou mais substancias originam um único produto.
A + B → C
Reação de análise ou decomposição: nessa reação uma única substancia geram um ou mais produtos
A → B + C
Reação de simples troca ou deslocamento: ocorre quando uma substancia simples reage com uma composta originando novas substancias: uma simples e outra composta
A + XY → AY + X
Reação dupla troca: dois reagentes reagem formando dois produtos, ou seja, se duas substancias compostas reagirem dando origem a novas substancias compostas recebem esta denominação.
AB + XY → AY + XB
As transformações químicas podem ser classificadas também em exotérmica (quando há liberação de calor) e endotérmica (quando há absorção de calor). Uma reação é dita endotérmica quando a energia de quebra das moléculas é maior que a energia liberada pela formação das moléculas do produto e