Relatorio
3. É possível que um programa execute no contexto de um processo e não execute no contexto de outro? Por quê?
R. É possível, porque o processador executa o programa em um intervalo de tempo e no intervalo seguinte pode executar outro processo.
4. Quais partes compõem um processo?
R. O processo é formado por três partes, conhecida por contexto de hardware, software e espaço de endereçamento, é a necessidade para a execução de um programa.
9. Defina os cincos estados possíveis de um processo.
R. Estado de Execução: processo que está sendo processado pela UCP no momento.
Estado de Pronto: processo que aguarda para ser executado.
Estado de Espera: processo que aguarda por algum evento ou recurso para prosseguir processamento.
Estado de Criação: processo cujo PCB já foi criado, porém ainda não teve seu processamento iniciado.
Estado de Terminado: processo que não pode ter mais nenhum programa executado no seu contexto, porém o sistema operacional mantém suas informações de controle presentes na memória
10. De um exemplo que apresente todas as mudanças de estado de um processo, juntamente com o evento associado a cada mudança.
R. Livre
5. O que é o contexto de hardware de um processo e como é a implementação da troca de contexto?
R. O contexto de hardware armazena o conteúdo dos registradores gerais da UCP, além dos registradores de uso específico como program counter (PC), stack pointer (SP) e registrador de status. Quando um processo está em execução, o seu contexto de hardware está armazenado nos registradores do processador. No momento em que o processo perde a utilização da UCP, o sistema salva as informações no contexto de hardware do processo.
6. Qual a função do contexto de software? Exemplifique cada grupo de informação.
R. No contexto de software são especificadas características e limites dos recursos que podem ser alocados pelo processo, como o número máximo de arquivos abertos