Relatorio
O presente relatório tem como tema a verificação do funcionamento de um circuito hidráulico regenerativo, o qual é utilizado quando existe a necessidade de que a velocidade de avanço do cilindro seja rápido e o retorno do mesmo tenha uma velocidade reduzida e a força de atuação seja maior, também é utilizado para igualar as forças e velocidades o avanço e retorno de um atuador diferencial, todavia nesse caso a força de avanço é reduzida pela metade.
Objetivos
Realizar os cálculos da velocidade de avanço e retorno do cilindro no circuito convencional, depois no circuito regenerativo para determinar o cilindro diferencial e montar os dois circuitos na bancada.
Procedimentos
1) Montar o circuito hidráulico simples. 2) Calcular a velocidade de avanço e de retorno do cilindro (grande) do circuito convencional (mínimo de 5 amostras). 3) Transformar o circuito em regenerativo. 4) Calcular a velocidade de avanço e de retorno do novo circuito (mínimo de 5 amostras). 5) Elaborar uma conclusão comparando os dados reais com os dados analisados. 6) Desenhar o circuito montado.
Resultados
1) Calculo das velocidades do circuito convencional:
2) Calculo das velocidades do circuito regenerativo:
3) Conclusão
Após realizar o cálculo dos valores das velocidades do circuito convencional e do circuito regenerativo foi possível observar que no circuito convencional o avanço e o retorno tinham velocidades distintas, sendo que o retorno era mais rápido, já no circuito regenerativo, as velocidades de avanço e retorno eram praticamente as mesmas (a variação foi praticamente desprezível, devido a pouca precisão para marcar o tempo), todavia, foram menores (quando comparadas com o circuito