RELATORIO O JULGAMENTO DE NUREMBERG
DEPARTAMENTO DE DIREITO
DIREITO CONSTITUCIONAL I
RELATÓRIO DO FILME: O JULGAMENTO DE NUREMBERG
Vitória
2013
DIREITO CONSTITUCIONAL I
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em bacharelado de Direito da Faculdade Doctum/Vitória como requisito parcial para obtenção do título Bacharel em direito.
Professor:
VITÓRIA
2013
Filme: O Julgamento de Nuremberg
Warner Home Vídeo – Ano 2000
Sinopse: O filme retrata uma época de nossa história recente, onde logo após a Segunda Guerra Mundial, os países vencedores constituem o Tribunal Internacional, para julgar os principais lideres do regime nazista. O local escolhido foi o Palácio de Justiça, na cidade de Nuremberg. O objetivo era de julgar os lideres pelos crimes e atrocidades cometidas durante a Segunda Guerra Mundial, contra minorias como: judeus, ciganos e deficientes, enfim todos que não se enquadrassem na “raça ariana”. Os fatos ocorridos durante a Segunda Guerra Mundial e o Julgamento de Nuremberg, serviram para nortear diversas legislações de vários países, visando o respeito à dignidade humana e aos direitos fundamentais.
Cena 1 – chegada dos líderes nazistas no local onde ficariam presos até o julgamento. O tratamento dispensado aos mesmos, desrespeitoso, com atos de violência física e não humanitários. A agressão física, ao Marechal demonstra que os vencedores da Guerra/julgadores assim como os nazistas, não eram imparciais e embora defendessem o respeito à vida, aos direitos humanos e tratamento humanitário, não dispensavam o mesmo tratamento aos seus prisioneiros, que embora tivessem praticado atos de violência, também faziam parte da raça humana. Sendo clara a violação de um dos valores suprapositivo que é dignidade humana; que segundo Marmelstein (2011) está acima da própria lei e do próprio Estado.
Cena 2 – A cena em que o Marechal Goering confirma atos antissemitas,