Relatorio volumetria neutralização
1. Objetivo
A realização desde procedimento de volumetria de neutralização tem como intuito padronizar uma solução de hidróxido de sódio (NaOH), através de uma solução de ácido clorídrico (HCl) já padronizado anteriormente, e descobrir sua real concentração.
2. Material Utilizado
Solução de hidróxido de sódio (NaOH);
Solução padronizada de ácido clorídrico (HCl-Frasco3) obtida na técnica 3 (0,1020M);
Alaranjado de metila;
Água destilada;
Erlenmeyer;
Bureta;
Pipeta volumétrica 10mL;
Pipetador;
Proveta;
3. Parte experimental
Esta técnica foi realizada no dia 22 de setembro de 2014.
A princípio, utilizando a pipeta de 10 mL (calibrada na técnica 1, com volume exato: 9,7948 mL) e com ajuda do pipetador, mediu-se a solução de NaOH (frasco número 3) com concentração aproximada/desconhecida de 0,1M. Esta foi transferida para um erlenmeyer onde foi acrescido 2 gotas de alaranjado de metila (indicador ácido-base) e 30 mL de água destilada (medida com a proveta). Deste modo, realizou-se o preparo de 3 ensaios, em três erlenmeyers distintos e enumerados (1, 2 e 3). Nota-se que inicialmente as soluções preparadas apresentavam cor alaranjada.
Em seguida, lavou-se a bureta com um pouco de ácido clorídrico e preencheu-se a mesma até o traço de aferição com a solução de HCl (Fraco 3- solução padronizada na técnica 3) 0,1028M. Então, a fim de iniciar a neutralização, colocou-se o primeiro frasco com a solução de NaOH abaixo da bureta e iniciou-se o gotejamento do titulante.
A duas soluções foram misturadas lentamente e parou-se de adicionar o titulante quando o ponto de viragem do indicador foi atingido, ou seja, quando houve mudança visível na coloração da solução. Notou-se a que a solução passou de alaranjada para um tom de salmão (vermelho bem clarinho). Este procedimento de neutralização foi realizado com os três erlenmeyers e assim, obtiveram-se três medidas de volume