Construção civil
Paredes – São parte da estrutura de uma obra, no entando, elas não são elementos de sustentação de uma habitação. Suas funções pricipais são : Dividir os cômodos, proteger de acontecimentos externos, passar canos de água,gás,eletricidade,telefone,cabos de antenas,fios de campainhas, além de, segurar as caixas que suportam as janelas, portas, quadros, prateleiras,etc, e ainda suportam parte do peso da construção.
Para a construção das paredes, é necessário que se inicie pelo perímetro da obra e depois, as internas. Elas são constituídas de blocos colocados uns sobre os outros, unidos por argamassa e cimento, saibro e areia. Esses blocos em geral são conhecidos como tijolos e podem ser ocos ou maciços. São formados à partir do barro cozido, porém,quando feitos de cimento e areia, são mais resistentes e duradouros.
Etapas da construção:
1) Começam-se cada parede pelos cantos, assentando os blocos em amarração (fazendo junta amarrada). Não se esquecendo de verificar o nível e o prumo de cada fiada (Fileira de tijolos colocadas, com ajuda de linha, nivel e argamassa).
2) Vãos de portas e janelas
Usa-se uma verga (uma viga flexível, horizontal,apoiada nas ombreiras de uma porta ou janela) na primeira fiada de blocos acima do vão. Essa verga pode ser pré-moldada ou feita no local. Ela deve ter, no mínimo, 20cm a mais para cada lado do vão. Devendo também escorar as fôrmas das vergas concretadas no próprio local.
3) Cinta de amarração
A boa prática recomenda fazer uma cinta de amarração na última fiada das paredes. Lembrando sempre de deixar passagens para canos e conduítes (eletrodutos) na cinta de amarração.
É importante chumbar tarugos (Liga metálica de secções quadradas ou cilíndricas) nas bordas dos vãos pois os batentes de portas e janelas, que serão instalados depois, vão ser pregados nesses tarugos. Use uma argamassa para chumbar os tarugos.
LAJE