relatorio videografico
Trabalho elaborado por:
Cátia Ruas nº6
T.A.E. 19 APZ
Relatório Videográfico “I am Sam” O filme “I am sam” relata a vida de um deficiente mental, que se encontra sozinho a mãos com um bebe a seu encargo, e na luta pela sua custodia.
Este filme mostra-nos como qualquer obstáculo pode ser superado com força de vontade, amor e dedicação.
Sam, pai de Lucy), seria para muitos visto como um incapacitado, sem condições de criar um filho, mas provou o contrário. Apenas com a ajuda da sua vizinha Annie e os seus amigos cria Lucy como qualquer outra criança normal.
Proporciona-lhe todo o seu carinho, segurança e amor, embora tenha uma idade mental correspondente a uma criança de sete anos, Sam supera-se.
Os problemas surgem quando Lucy atinge uma idade mental superior a Sam. Não querendo fazer com que o seu pai se sinta inferior a ela, não mostra progressos na aprendizagem com o propósito de fazer com que o seu pai não se sinta incapaz.
Mas Lucy é gozada pelos colegas da escola e vê-se forçada a contar que é adotada. Ato que posteriormente colocou a sua custódia em risco.
Lucy é colocada numa instituição, e Sam luta com todos os seus meios para obter alguém que o ajude a lutar pela custódia de sua filha. A pedido dos seus amigos, Sam procura uma advogada de alto prestigio para o ajudar.
Embora Rita não se envolva de inicio com o caso de Sam, ele não desiste de tentar com que ela o ajude a procurar outro advogado, e pela persistência de Sam, Rita vê-se forçada a aceitar o caso de Sam em pro-bono para não ser mal vista pelo seu grupo de trabalho.
Rita, acostumada a ganhar tudo faz tudo o que está a seu alcance para devolver Lucy a Sam, favor que este, inconscientemente lhe retribui ajudando-a a recuperar o amor e atenção do seu filho e a divorciar-se do seu marido infiel.
Após todos os esforços de Rita, Sam, Annie e seus amigos, Sam acaba por desistir em pleno tribunal da custódia de Lucy afirmando que