Relatorio video historia das coisas
No dia 10/03/20014 foi passado em aula um vídeo sobre a história das coisas com a finalidade de esclarecer um ciclo de consumo de produtos adquiridos no dia a dia.
Pude compreender que a mensagem maior do vídeo é tentar fazer com que as pessoas consumam de modo consciente, tendo consciência das conseqüências que irão causar no meio ambiente. O ciclo de consumo apresentado é basicamente composto por quatro fases, nas quais são: extração, produção, consumo e descarte.
O documentário faz também uma comparação entre valores humanos e o fluxo de consumo, no qual quem compra de acordo com a demanda do sistema tem maior valor do que quem não obedece ao sistema nesse quesito. Devido a esse consumo inconsciente e totalmente exagerado, o meio ambiente vem sofrendo conseqüências ruins, pois se o fluxo de consumo aumenta, conseqüentemente, a demanda de produção aumenta na mesma proporção.
A produção esta totalmente ligada à natureza, tanto na extração de matérias primas para o processo de produção, quanto na poluição liberada pelas indústrias.
As empresas, a mídia, entre outros veículos que sustentam o capitalismo possuem uma grande influencia sobre os consumidores, pois, os mesmos são manipulados a trocarem e/ou adquirirem produtos para simplesmente seguirem tendências, mesmo sem uma real necessidade. Ficando claro o poder do capitalismo na vida da sociedade atual.
Uma maneira apresentada no vídeo para reverter essa situação, é buscar que as pessoas se conscientizem das conseqüências que esse consumo exagerado vem causando ao meio ambiente. Desse modo se torna muito difícil a recuperação, pois se faz necessário um tempo para a natureza se reestruturar dos danos causados.
Em suma, é imprescindível essa sensibilização por parte dos consumidores, em adquirir produtos apenas por necessidade e de empresas que possuam também essa visão. Pois só assim conseguiremos acabar com os vícios do consumismo.