Relatório a história das coisas
RELATÓRIO
SOROCABA/SP
2014
nomes
RELATÓRIO
SOROCABA/SP
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Atualmente os recursos naturais são muitos explorados, mesmo com a consciência de que são finitos, mas com o impulso de poderes maiores e o impacto da economia globalizada, valores são deixados de lado. As atitudes tomadas nos dias de hoje terão fortes impactos nas próximas décadas. O homem que se diz superior às outras espécies, por ter consciência de suas atitudes, é o responsável pelas mudanças bruscas nos últimos séculos, ou seja, trata seus semelhantes como simples números e sua ambição e interesse geram conflitos pelo mundo: guerras, fome, desmatamento, aquecimento global e pobreza.
1. A história das coisas
A classe teve de assistir o vídeo “A história das coisas” em são discutidos assuntos como consumismo, sustentabilidade, obsolescência e modo de vida.
Foi dito que norte-americanos são os principais responsáveis pelo consumismo e descarte de mercadorias. Sua extração não se resume somente aos recursos do próprio país, mas utilizam de países vizinhos. Dos recursos totais, aproximadamente 40% da água está imprópria para consumo e 96% das florestas nativas destruídas.
Como a economia é baseada em consumismo, assuntos importantes como saúde, educação e outros pontos essenciais para o desenvolvimento são deixados de lado.
Até mesmo o modo de viver das pessoas foi mudado. Atualmente os norte-americanos trabalham para poderem fazer compras, para se sentirem bem, e quando chegam à casa são estimuladas por programas de TV a consumirem mais. Essa atitude de trabalhar para comprar é a principal arma para a circulação da moeda.
Além das comprar exacerbadas, a obsolescência planeja faz com que aproximadamente 1% dos bens adquiridos continuem a ser utilizados dentro de um período de 6 meses, pois tornam-se inúteis. Com a