relatorio trabalho 2 versao final
Cálculo do valor intrínseco, retorno esperado de 31/12/2012 até 31/12/2013 e sua composição: O valor intrínseco R$42,70 foi obtido através de uma análise fundamentalista direcionada principalmente ao fluxo de caixa descontado e às perspectivas dos setores. Foi usado o Modelo de Gordon, que tem como premissa o crescimento constante de dividendos. O retorno esperado anual de 9,1% se divide em retorno por ganho de capital de 4,5% e retorno por dividendo de 4,6%.
Atributos da empresa que sustentam a avaliação: A Telefônica/Vivo é a empresa líder em número de linhas de celular, e de clientes. Além disso, com o advento de novas tecnologias, tem a oportunidade de se destacar ainda mais no mercado, podendo ser a líder de clientes com tecnologia de internet móvel de quarta geração (4G) no ano de 2013. Além disso, faz parte de um setor desonerado da economia, devido ao Programa Nacional de Banda Larga.
Riscos do investimento: A Vivo/Telefônica sofre com alguns fatores de risco. Por exemplo, a empresa é limitada pela regulamentação governamental, que está sempre sujeita a mudanças. Novas tecnologias também podem tornar obsoletas algumas ferramentas e serviços que atualmente são considerados fundamentais. Outro risco ao qual a Vivo/Telefônica está sujeita é o fato de seu maior acionista ser a Telefónica S.A, e esta tomar todas as decisões. A qualquer momento ela pode passar a considerar alguma parte do que é feito pela Vivo/Telefônica conflito de interesse. A empresa também está sujeita aos riscos que suas empresas coligadas venham a enfrentar, assim como o risco de seus fornecedores, que podem ter sua oferta mudada a qualquer momento. Além disso, mudanças no ambiente econômico podem desacelerar a atividade dos clientes, assim como fusões e aquisições feitas no setor de telecomunicações podem aumentar a concorrência.
4) Nessa questão optamos por fazer nossas próprias análises em vez de pegar valores prontos, previstos por