Cap1
As abordagens sobre o conceito de design são muito amplas, porém inicialmente a palavra design era conhecida como design industrial, precisamente no início da década de 80 onde começou a ser muito utilizada e por isso foi introduzida em dicionários como HOUAISS e AURÉLIO. Assim afirma MOURA:
[...] O termo tornou-se tão usual no país que as edições de 2001 dos dicionários dos filósofos Antônio Houaiss e Aurélio Buarque de Holanda incluíram a palavra design e designer com seus significados. Para design: Concepção de um produto no que se refere à sua forma física e funcionalidade, projeto ou modelo, planejamento, o produto desse planejamento ou concepção, como palavras restritas ou derivações: desenho industrial, desenho-de-produto, programação visual (2003, p. 87)
NIEMEYER fala que o design é basicamente dividido em 3 categorias diferentes: na primeira o design é visto de maneira artística, na segunda ele é visto como um evento e na terceira como um modo de coordenação:
(…) onde o designer tem a função de integrar os aportes de diferentes especialistas, desde a especificação de matéria-prima, passando pela produção à utilização e ao destino final do produto. Neste caso a interdisciplinaridade é a tônica. (…) estes conceitos tanto se sucederam como coexistiram, criando uma tensão entre as diferentes tendências simultâneas.” – (2000, p. 35)
Em algumas abordagens de design, esta palavra vai muito além de ser algo gráfico, projetista ou simplesmente artístico. Design muitas vezes só é possível quando materializado por meio da tecnologia:
[...} porém um projeto não existe, isto é, não pode ser materializado sem a tecnologia. Considerando que a principal característica do design é a reprodução de uma comunicação ou das informações, deve-se lembrar que os meios de reprodução se estruturam e ocorrem no universo da tecnologia e das relações, dos sistemas e dos procedimentos técnicos e tecnológicos. (NIEMEYER, 2000, p. 19)
Isso mostra que design não tem uma