Relatorio torque
INTRODUÇÃO:
O torque pode ser definido como a fração da força aplicada sobre um objeto que é efetivamente utilizada para fazer ele girar em torno de um eixo ou ponto central, conhecido ponto de rotação. A distância do ponto de rotação ao ponto onde atua uma força F é chamada braço do momento e é denotada por “r” (a distância “r” é também um vetor).
Torque é definido como:
Pela segunda lei de Newton e, considerando a distância ao ponto central constante, tem-se Na qual é o produto vetorial. Em módulo,
sendo θ o ângulo entre o braço do momento e a força aplicada.
Um objeto (uma alavanca por exemplo) está em equilibrio quando:
3ª Lei de Newton:
Princípio da Ação e Reação, afirma que a força representa a interação física entre dois corpos distintos ou partes distintas de um corpo.
Se um corpo A exerce uma força qualquer em um corpo B, o corpo B também exerce uma força no corpo A, ambas com a mesma direção mas com sentidos contrários.
No caso do experimento do torque, as forças em cada extremidade da alavanca se anulam.
2ª Lei de Newton:
Afirma que a força resultante em uma partícula é igual a razão do tempo de mudança de seu momento linear.
Torque também é chamado de momento.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Para este experimento foram utilizados os seguintes materiais:
• Barra com suporte
• Pesos de 5g, 10g, 20g e 100g.
• Balança.
Método 1:
Primeiramente foi colocado o suporte no centro da barra e colocados um peso de 100g (definido como Peso 1) numa das extremidades da barra, ou seja, a 20cm do centro. Depois foi colocado um peso de 50g (definido como Peso 2) no outro braço da barra mais próximo do centro de