trabalho
ESCOLA SUPERIO DE TECNOLOGIA - EST
Mecanismo
Biela de Motor
MECANICA II
ALUNOS: EDUARDO ANDERSON DE ARAUJO DE MELO DANIEL CARVALHO JAILSON OLIVEIRA
DATA: 01/11/13
Manaus / AM
Resumo
Este relatório tem como objetivo a aplicação dos conhecimentos adquiridos através do estudo da disciplina Mecânica II, na solução de um problema real de engenharia. O problema em questão é um mecanismo biela - motor , composto por quatro barras, que é maciçamente usado, principalmente em máquinas e motores térmicos. Inicialmente, foi feita uma análise dinâmica do problema, para facilitar no desenvolvimento matemático das equações do movimento. Optou-se pelo uso do método dos números complexos, dada a sua simplicidade para proceder as derivações das equações obtidas. Em posse destas equações, realizou-se a implementação computacional, através.
Utilizando o código computacional na solidworks calcularam-se as posições, velocidades, e acelerações das barras do mecanismo. Foi feito também o cálculo das forças e torques de inércia, bem como das forças de atrito atuantes nas juntas das barras. Também se determinou o torque de equilíbrio que deveria ser aplicado para “anular” o efeito de giro provocado por uma força horizontal aplicada em uma das barras do mecanismo.
Com o intuito de facilitar o entendimento e a interpretação do problema, confeccionaram-se vários gráficos, mostrando a variação das posições, velocidades, acelerações, forças e torques em função da variação angular.
Através dos resultados obtidos, pode-se concluir que os movimentos das barras do mecanismo se aproximam de funções harmônicas. Verificou-se que os maiores torques de equilíbrio ocorrem quando o mecanismo não possui atrito nas juntas das barras, o que era esperado. Os resultados obtidos serão explicitados no decorrer deste relatório
Introdução
Com o