Relatorio Topografia - Locacao
CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
TOPOGRAFIA II
São Leopoldo, 27 de Junho de 2013
RELATÓRIO – TOPOGRAFIA II
TÓPICO V
LOCAÇÃO DE OBRAS -
DIVISÃO DE TERRAS
LOCAÇÃO DE OBRAS
A locação da obra é o processo de transferência da planta baixa do projeto da edificação para o terreno, ou seja, é onde os recuos, afastamentos, alicerces, paredes e aberturas ficarão alocados.
O sucesso da obra dependerá de um correto levantamento, de um projeto bem elaborado e de uma boa locação. Atuamos com o máximo rigor para que o método adotado na fase de execução da locação da obra saia conforme o projeto. Para isto seguimos alguns passos, dentre os quais podemos destacar:
1 – Conhecimento do local da obra (vistoria inicial, levantamento topográfico) para determinação dos pontos notáveis e de referência;
2 – Conhecimento do projeto arquitetônico e estrutural (conversa com projetista e engenheiro responsável, plantas e memoriais, prazos de execução), para definição de qual metodologia utilizar.
3 – Utilização de técnicas adequadas bem como equipamentos e materiais;
4 – Rígido controle na execução e manutenção dos gabaritos bem como dos pontos de referência;
5 – Sempre que possível conversar com as pessoas envolvidas na obra sobre a importância dos gabaritos (conservação), e manter um bom relacionamento.
DIVISÃO DE TERRAS
A divisão de uma propriedade ocorre em situações diversas como por venda de parte do terreno, por espólio e divisão entre os herdeiros ou por loteamento da área. Não é possível efetuar uma divisão de terras confiável, sem proceder a um levantamento exato do que vai ser o objeto de divisão.
Quando a divisão é feita através de uma linha já existente, a tarefa da topografia é a de medir esta linha divisória e determinar a área de cada uma das partes. Supondo-se que uma propriedade a ser dividida seja atravessada por um córrego e que ele seja