relatorio teste de chama
Química Industrial 1 período
Prof.ª Maria nelcina da silva
Teste de chama
Acadêmicos:
Larissa Mendes
Renato Rodrigues
Anápolis
2015
INTRODUÇÃO
1 O Átomo:
Todas as substancias são formadas de pequenas partículas chamadas átomos. Os gregos antigos foram os primeiros, a saber, que a matéria é formada por tais partículas, as quais chamaram átomos, que significa indivisível. Os átomos porem é composto de partículas menores: os prótons, os nêutrons e os elétrons.
2.1 Modelo de Dalton (bola de bilhar):
O átomo de John Dalton era uma bolinha maciça e indivisível.
Para ele, a matéria era formada por partículas que não podiam ser divididas chamadas de átomos.
2.2 Modelo atômico de Thomson:
O modelo atômico de Thomson é conhecido como “pudim de passas” e enuncia que o átomo é uma esfera de carga elétrica positiva, não maciça e que nela se encontram cargas negativas estáticas distribuídas uniformemente, de modo que sua carga elétrica total seja nula.
2.3 Modelo atômico de Rutherford:
Rutherford, com a intenção de aprofundar seus estudos, foi para a Inglaterra submeter-se à orientação de Thomson nas investigações sobre as propriedades dos raios X e das emissões radioativas. Em seus estudos, ele conseguiu, através de experimentos, bombardear uma fina lâmina de ouro com partículas alfa (núcleo do átomo de hélio). Ele percebeu que a maioria das partículas alfa emitidas atravessava a lâmina sem sofrer qualquer desvio. Porém uma pequena parte das partículas sofria um desvio. Com isso, ele pôde concluir que o átomo possuía um pequeno núcleo e uma grande região vazia.
Em seu experimento ele enunciou que os elétrons eram dotados de cargas negativas enquanto que no núcleo se encontravam as cargas positivas. Dessa forma, baseando-se no sistema planetário, Rutherford propôs para o átomo de hidrogênio um modelo semelhante.
2.4 Modelo atômico de Bohr:
O modelo de